segunda-feira, 26 de março de 2007

Viagem para Benguela

Em Novembro de 2006, ao aproveitar os feriados do início do mês, arranquei para ir passar 4 dias a Benguela. Viagem que se optou por fazer de carro mais uns colegas do escritório em vez de irmos de avião. É de facto extremamente cansativo a viagem resultante do estado da estrada, principalmente depois do Sumbe. Aqui sim, começa a verdadeira aventura em termos de perícia de condução para o “desvio” dos buracos.

Numa das paragens efectuadas para abastecimento de cerveja e de comida, apercebemo-nos da criatividade aqui existente, tendo em consideração a matéria-prima existente para o efeito. Uma viatura feita com a maior originalidade ao qual não podia deixar de tirar uma fotografia para se analisar e ver o material com que foi efectuada este carrinho que até volante tem.


Chegámos ao Sumbe por volta das 18.00H (já de noite) e estando ainda a meio da viagem, pelo facto de sairmos de Luanda por volta das 14.00 horas e de irmos parando numa série de “bancadas” ao longo do caminho aquando da falta de petróleo (denominação de cerveja).

Chegámos ao Lobito por volta das 23.00 horas extremamente cansados da viagem e jantámos na estalagem onde nos hospedámos. O dia seguinte foi dedicado ao passeio pelo Lobito e por Benguela. Província muito diferente de Luanda, onde tudo está muito mais organizado e limpo, onde se pode andar na rua a falar ao telemóvel e tirar fotografias e sem grande risco de ser assaltado. Apanhámos um dia soalheiro que deu para aproveitar a passear pela Restinga do Lobito, onde almoçámos e bebemos uns copos à noite.

No dia seguinte fomos conhecer as tão faladas praias da província de Benguela. Começámos pela praia Morena, a Caotinha e por fim a Baía Azul. Para mim, a que gostei mais foi a praia da Caotinha, onde tomar banho com a água a uma temperatura magnífica e de cor azul. Fiquei maravilhado com esta província que se tivesse oportunidade mudava-me para lá de imediato!!! Deixo esta magnifica fotografia da praia da Caotinha para se deliciarem...

Aquilo que mais custou nesta estadia foi saber que estavam a terminar os dias de férias e ter que regressar a Luanda mas pelo menos assim guardamos melhores recordações de onde estivemos.

No regresso a Luanda, fizemos um desvio para passar no Parque das Cachoeiras, em Gabela, para ir ver as muito faladas quedas de água. Outra zona magnífica com uma água excelente de fazer inveja a muitos países tropicais. Um desvio longo mas que vale a pena visitar, pena mesmo não serem mais dias para aproveitar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem comentários, pelo menos quanto aos cenários, as fotos falam por si.
Imagino que tenha sido uma viagem fantástica, tanto pela sítios em que passaste como pela companhia, pra mim viagens como essa são boas mesmo quando feitas em grupo.

Pelo teu relacto pareceu-me que consumiram muita cerveja pelo caminho, só espero que o condutor não tenha feito o mesmo.

Anónimo disse...

Que saudades de Benguela, minha terra...