sexta-feira, 30 de março de 2007

Angola - Análise ao país

Angola é um país pertencente ao continente Africano com uma área total de 1.246.700 km e com uma população estimada de 15.941.000 habitantes, dos quais, aproximadamente, 4 milhões habitam na capital (mais informações se terá quando terminar o processo do Registo Eleitoral em curso). Da população angolana, grande parte é do sexo feminino, e possuí duas riquezas mundiais: a maior taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) e a maior taxa de mortalidade infantil!! É digno de entrada para o livro do “Guiness”!!!

O país é extremamente rico no que se refere a recursos naturais, tais como diamantes, petróleo, ferro, ouro, prata e platina (falta o bronze para sair daqui tudo para as medalhas dos Jogos Olímpicos!!), mas extremamente pobre nas condições de vida para a maioria da sua população.

A moeda local é o kwanza (AOA) mas também é aceite o Dólar Norte Americano, cujo câmbio neste momento anda à volta dos 80 AOA/USD.

O país encontra-se dividido por 18 províncias, sendo Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Kuando-Kubango, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Kunene, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Malange, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire. O território angolano faz fronteira a norte e a leste com a República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. O enclave de Cabinda faz fronteira com a República Democrática do Congo a sul, norte e leste e o Oceano Atlântico a oeste. De todas as províncias, os principais centros urbanos, além da capital, são o Huambo (antiga Nova Lisboa) na província do Huambo, Benguela e Lobito na província de Benguela e Lubango (antiga Sá da Bandeira) na província do Namibe.

A língua oficial é o português representando a primeira língua de 30% da população angolana, a percentagem aumenta quando se trata na capital, de seguida o umbundo na região centro-sul, com 26% da língua materna e o kimbundu, sendo a terceira língua mais falada (20%) na zona centro-norte.

As principais danças deste país são o semba e o kuduru.

Angola foi uma colónia portuguesa até 11 de Novembro de 1975 (data da sua Independência), e onde se encontra no poder o partido político MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) até à presente data.

Sem comentários: