sexta-feira, 23 de março de 2007

Tentativa de deslocação a Dalatando

A primeira grande viagem que tentei fazer mais os meus amigos cá em Luanda, foi até Dalatando. Primeira etapa seria chegar a Catete, de seguida ao Dondo e por fim, Dalatando.

A jornada começou, não à hora prevista, devido aos atrasos normais e seguimos viagem com o nosso objectivo traçado. A estrada por onde seguimos, teríamos que passar por Viana, que chegar até lá somos vítimas de um trânsito infernal, demorando aproximadamente 2 horas para fazer uns simples 14 quilómetros. Depois de passar Viana, a estrada até Catete está aceitável, rezando para que não se acerte nos buracos existentes pelo caminho, sujeito a furar um pneu ou mesmo a ter um forte acidente.

A informação que nos foi dada era que a estrada já estava arranjada para seguirmos esta viagem. Contudo, um pouco mais à frente, apercebemo-nos de desvios feitos de terra batida devido à reconstrução da estrada. As obras a serem realizadas estão a cargo de empresas chinesas. O que acho brilhante é que, ao longo do caminho, só se vêm setas a indicar os estaleiros chineses, mas tudo em caracteres chineses e não em português!! Todos nós nos interrogamos porque não está também em português, afinal estamos num país em que a língua oficial e dominante é o português mas pelos vistos são aceite placas noutra língua.

Chegamos a Catete, e na esperança que iríamos fazer uma paragem para tirar umas fotografias e apreciar, por exemplo a estátua em homenagem ao Primeiro Presidente da República de Angola, o Exmo. Dr. Agostinho Neto (a sua terra) e outros pontos de interesse que poderíamos visitar, tal não aconteceu. O tempo era apertado para tentar chegar à província de Malange e não houve tempo para paragens.

Agora sim, começava a verdadeira aventura pelas estradas fora de Luanda!!!

A estrada em pedra e em areia não permitia andar muito depressa. Excepção feita aos camiões e alguns carros que passavam por nós a velocidades completamente alucinantes para o piso existente. Para estes, das duas uma, ou os carros não são deles ou não lhes custou a ganhar o dinheiro para os terem!!! A paisagem alcançada é repleta de imbundeiros, característica da vegetação de África.




Após esta fase da estrada e de 5 horas de viagem, aproximamo-nos duma estrada (se é que se pode chamar estrada) que tem bocados de alcatrão e cortes acentuados, devido, mais uma vez, aos confrontos entre o MPLA e a UNITA. Depois de decorrer 6 quilómetros num tempo recorde de 30 minutos, decidimos perguntar a um camionista quanto quilómetros faltavam e como estava a estrada até chegar ao Dondo. Ao ser confrontado com esta pergunta, o camionista respondeu que ainda faltavam cerca de 30 quilómetros e que a estrada ia sendo cada vez pior!!! Não foi preciso mais para fazermos inversão de marcha e regressar para Luanda.

Parámos a meio para o almoço, em piquenique, tendo como mesa, a frente da pickup cheia de comida e bebida para tirar a fome com que toda a gente já levava, assim como o cansaço da estrada. Parámos num mercado à beira da estrada, e fomos abastecermo-nos com fruta para levar. Esta fruta tinha um aspecto magnífico e havendo de todo o género e a um preço muito mais barato do que os praticados em Luanda. Ao pararmos perto do mercado, somos cercados por dezenas de miúdos, não para assaltar mas meramente para venderem um saco para levarmos as frutas, e estamos a falar de uns meros 5 / 10 kwanzas!!! Mas de qualquer modo, era notório o ar de satisfação destas crianças, que não conhecendo outra realidade, tirando onde estão metidos, pareciam as pessoas mais felizes à face da terra!

Voltámos à estrada, e regressamos a Luanda, fazendo de volta a estrada que se encontra péssima, e o que piora, é que já se sabe como está a estrada, porque passámos por ela até chegar onde estávamos!!!
Nem sequer conseguimos chegar ao Dondo, muito menos ao nosso objectivo que era Dalatando, contudo, não deixou de ser uma aventura lindíssima assim como aproveitar para conhecer um pouco mais da realidade de Angola, além da cidade de Luanda. E fora da cidade de Luanda acredito que é espelhado melhor aquilo que tanto se fala de África!!

2 comentários:

Anónimo disse...

A ideia era chegarmos a Dondo e Dalatando... essa de Malange é novidade pá!!!

Anónimo disse...

Não é Dalatando mas sim NDalatando

continua com as tuas aventuras....