segunda-feira, 26 de março de 2007

A estação das chuvas

Estando numa zona tropical, não podia faltar as características chuvas. Pela falta de saneamento da cidade, quando chove aproxima-se o caos! Quando dá para circular o trânsito fica simplesmente parado ou quase parado, com ruas interditas que não dá para passar, rios de água a descer as ruas da cidade para ir desaguar à Marginal, carros avariados por todo o lado, etc..

Com as chuvas, o angolano também vê uma oportunidade de negócio!! Aparecem os “costangueiros” que transportam as pessoas nas costas para não se molharem, outros colocam umas tábuas em algumas zonas que ficaram destruídas e cobram uma “portagem”, a venda de sacos à saída dos restaurantes que ficaram inundados para proteger os pés e por aí fora...

A última chuvada que caiu foi em Fevereiro e bem violenta. Chegou a haver mortos, quer electrificados, quer pela força da corrente criada pelas chuvas, assim como o arrastamento de terras, casas, contentores, enfim, tudo o que estava vulnerável foi arrastado para o mar! A cidade, em algumas zonas, ficou mesmo maltratada.
Passei por contentores que andavam a boiar no mar assim como o rasto de destruição provocado.


Com estas chuvas, os banhos na Ilha de Luanda a que se estava habituado ficaram condicionados pelo risco da cólera e de outras doenças.

Sem comentários: