sexta-feira, 23 de março de 2007

A reciprocidade da Carta de Condução Portuguesa em Angola

Com a proibição da carta de condução angolana em Portugal, aqui em Angola foi aplicado o Princípio da Reciprocidade. Até aqui tudo podia estar correcto se a população e os órgãos de Comunicação Social não fizessem toda a propaganda da “pessoa querida” – O Mantorras!! Só não mencionam que o Mantorras andava com a carta caducada à 5 anos!!! Ora, nesta situação, seja angolano, português ou de qualquer outra parte do mundo conduzindo com a carta caducada é sinónimo de andar sem carta. Não sei se esperam que um angolano seja uma excepção a todas as regras internacionais.


Com esta situação, vê-se uma autentica caça ao português que anda a conduzir em Angola de modo a querer levá-lo logo à detenção. Momentos felizes para os restantes que não aparentem ser portugueses pois não são incomodados pela polícia... Neste momento não importa a simples “gasosa” porque como não existiu a “gasosa” pela Brigada de Trânsito Portuguesa para o Mantorras aqui aplica-se também o mesmo princípio (ou então é melhor andar mesmo BEM prevenido com uma elevada quantia de kumbú (dinheiro em kimbundo)).

Verifica-se mesmo umas operações especiais por parte da polícia!! A polícia criou uns postos móveis para colocar nas zonas da cidade onde não existe um posto da polícia. Ora, estamos a falar mais para os municípios de Viana (a 26 km de Luanda) ou zonas que cresceram recentemente em termos de habitações (zona de Benfica). Neste momento, estes postos móveis estão ao longo da cidade para ser feito a detenção na hora e para que o português não tenha que se deslocar ao posto e correr o risco de se pirar!!! Está um deles no Largo do Kinaxixi a funcionar.

Como consequência, neste momento ando com o motorista da empresa para todo o lado e apercebo-me que quando passo por qualquer polícia, os olhinhos deles estão bem fixados para todas as viaturas que estão a passar de modo a tentar ver quem vai a conduzir e se for pula, mais hipóteses tem de ser português e daí a ser carimbado...

Estou curioso para saber como vão ser as operações “STOP” da polícia nas noites de quinta-feira, sexta-feira e sábado ao longo das discotecas povoadas pelos pulas...
A revolta ao tuga começa a ser generalizada! Pedi um documento na Polícia para andar mais descansado a conduzir (duas semanas antes desta polémica) e faltava uma assinatura a um preço muito acessível, o que depois do caso Mantorras, o preço foi multiplicado por cinco e ainda não o tenho!!

Sem comentários: