segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Cobrador (quase) implacável

Depois de todo o meu percurso profissional adquiri mais um!!!
Cobrador (quase) implacável!!!
- Quase a recuperar da empresa onde trabalhei e que adiantei dinheiro e até agora... nada...
- Quase a recuperar da empresa actual com envolvência da África do Sul...
- Quase a recuperar das vendas de artigos que trouxe de fora que ainda não apareceu, nem as pessoas nem o dinheiro...
- Quase a recuperar o dinheiro de coisas que me pediram para trazer e que depois me pagavam... há-de ser um dia certamente...
- Quase a recuperar empréstimos a amigos e até agora... também nada...
Como certamente repararam que sou QUASE implacável!!! Tenho tudo para recuperar e ainda não recuperei nada!!!
O tempo da Dona Branca já acabou!!! Os bancos também estão em crise! Também tenho direito a receber o que me pertence! E não ando a cobrar juros pela antiguidade! Mas, infelizmente, pagamento é quase que como uma luz ao fundo do tunel mas quando estou a chegar lá ou aparece uma nuvem que tira a claridade ou alguém o tapa!!!
E já que estamos quase a chegar ao Natal, pode ser que tenha umas prendinhas na minha conta ou na mão...
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
E continuo sem luz e água...
O problema da luz parece que me vai acompanhar mais um tempo e por arrastamento sem água!!!
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
A electricidade e a agua em Luanda
Sem LUZ e água no meu prédio!!!!!!!!!!!!!!!!
Sim!!! Foi-se!!!
Porquê?
Irreal num país normal!!! Básico em Angola!!!
Ora vivo num prédio que tem 5 andares e provavelmente 4 apartamentos por piso mais as “casinhas” de arrecadação em cada piso que também são habitadas!!!
O que aconteceu?
Corte de luz no prédio!!! Das redondezas, é um dos poucos prédios que não tem luz!
Porquê?
Alguns condóminos (moradores do prédio) não pagaram à EDEL (Empresa de Electricidade de Luanda) as suas facturas relacionadas com o seu apartamento!!!
Consequência?
Ora... Muito mais fácil do que cortar a luz aqueles que não pagam é o quê? Cortar a luz do prédio inteiro!!!! Assim funciona as “cabeçinhas” dos piquetes da EDEL!!! E agora que culpa têm aqueles que pagam para aqueles que não pagam?
Não havendo luz, no meu caso e de mais alguns, também não há água! A electrobomba que puxa a água para os andares não funciona não havendo luz (básico né!!! Nada de novo aqui...)
Solução?
Gerador a funcionar desde 2ª feira! Tenho sempre que andar a comprar gasóleo para o mesmo e carregar os bidons por 5 andares!!! Agora tenho que começar a carregar bidons de água também para encher o tanque em casa pois acabou a água de reserva!!! Será que acham que os moradores estão a engordar para o mês natalício? Obrigado EDEL e EPAL!!! Assim vou conseguir manter a linha!!!
Consequência da solução?
Enfrentar a fila nas bombas de combustível para atestar... bidons!!! E só algumas bombas é que aceitam encher bidons... Da próxima vez vou levar o gerador a uma bomba normal para atestar!!! Será adequado?
Recorrer a pessoas que tenham luz e água para encher bidons de água para de seguida encher o tanque!!! Vou-me manter na linha!!!
Expectiva EDEL e minha?
Estamos no mês das festas, o Natal se aproxima e todos merecemos extras!!! Alguns porque se esforçaram para tal outros por este género de tentativas!!! A expectativa dos piquetes da EDEL é que sejam chamados para repor a luz no prédio inteiro! Mesmo depois de tudo estar pago!!! E com a deslocação lá é exigida a tão falada e conhecida “GASOSA” para repor uma coisa que nada mais é que a obrigação deles!!!
A minha expectativa!!! Desculpem a expressão mas... no meu prédio existem apenas dois pulas e esta situação já aconteceu no mês passado! Foi resolvido pelo meu conterrâneo que teve que pagar a “GASOSA” aos piquetes da EDEL!!! Ora pagou para reporem a luz beneficiando os que pagam e os que não pagam!!! Será que no prédio estão a espera que isso volte a acontecer? Bom!!! Eu tenho gerador, se não houver luz mantenho-me safo!!! Vamos aguardar!!!
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Custo de vida em Luanda - Parte II
1. Há um tempo atrás, Luanda foi considerada umas das cidades mais caras para expatriados, portanto tenho sempre isto em atenção;
2. Regra geral, os preços das coisas aqui em Luanda são 3x mais que em Portugal com raras excepções tais como tabaco ou combustível;
3. As habitações, variam entre USD 2.500 até USD30.000 ou mais!!! Contudo o preço médio de arrendamento de um apartamento dentro de Luanda, num prédio com mais de 40 anos ronda os USD 4.000 / USD 6.000. E não tenham grande espectativa sobre o que irão encontrar no apartamento!!! Se saírem para a zona de Benfica, são condomínios com apartamentos e vivendas novas mas os preços também aumentam assim como aumenta o tempo a chegar a Luanda e o respectivo regresso...
4. Em termos de restaurantes, depende. Pode ir de USD15 a USD100 por pessoa. Ninguém me convence do contrário que em relacão qualidade/preço o melhor restaurante daqui é o Multibocas!!! Anda nos valores de USD15 a USD20 a comida é muito boa e só peca pelo tempo de espera!
5. Claro que existem muitos outros bons restaurantes e também muito mais caros. Uma refeição no Bahia, Coconuts ou Caribe pode ser muito bem, e sem grandes alaridos um valor de USD60 por pessoa. Agora tudo depende de pessoa para pessoa.
6. Outras opções existem, com optima confecção tais como o “Trinca-espinhas”, “Veneza”, “Tia Maria”, “Tamariz”, “Terraço da Tia Guida”, etc...
7. Em serviços de take-away têm imensas churrascarias e pizzarias espalhadas pela cidade e também alguns restaurantes como o “Veneza”, que me lembre agora esse tem.
8. Nos supermercados, actualmente não existem muitas quebras nos artigos. Falamos de ofertas como o “Jumbo”, “Intermarket”, “Casa dos Frescos”, “Ribral” e muitas outras variedades na cidade. Compensa, por exemplo, em termos de legumes ou carnes ir a um mercado e comprar em quantidades. Em média, os preços são, novamente, +/- 3x mais que em Portugal. Nota: os iogurtes da “Danone” são extremamente caros!!!! (o que em Portugal custa um pack de 4 aqui quase não chega para a compra de 1!!!);
9. Não deixem o nível de combustível atingir a reserva!!! Nunca se sabe quando poderá faltar combustível ou a fila que irão apanhar numa bomba de combustível e arriscarem-se a terem que depois empurrar o carro ou o risco de quando chegar a vossa vez ter terminado o combustível...
10. A noite em Luanda, regra geral a entrada nas discotecas ronda os USD20 a USD25 sem contar quando são festas especificas que em média são USD100.
11. Os fins de semana existem algumas opções mas qualquer uma delas, com algumas condições, não fica por menos de USD100/noite. Refiro-me a estadias em Cabo Ledo ou Barra do Dande. Para o Mussulo ronda os USD 150 e para outras províncias a diária ronda os USD 200.
12. Para sair de Luanda e visitar as cidades de Huambo ou Benguela e mesmo Malange, já é possível o fazer num carro de turismo sem ter que recorrer a um 4x4. Para quem não tenha um 4x4 fica a dica...
.
Qualquer mais esclarecimento, terei todo o gosto em partilhar com voçês.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
12 coisas ditas antes de morrer!!!
02 - "Atravessa correndo que consegues."
03 - "Ah, não se preocupe, o que não mata, engorda"
04 - "Sabe qual a chance de isso acontecer? Uma em um milhão"
05 - "Tem certeza que não tem perigo?"
06 - "Confia em mim"
07 - "Aqui é o piloto. Vamos passar por uma leve turbulência"
08 - "Capacete? Imagina, tá calor"
09 - "Deixa comigo"
10 - "Kung-Fu nada. Eu vou acabar com você"
11 - "Vamos lá que não tem problema"
12 - "Bú! Vovó, te assustei?
As moscas...

Quem até hoje nunca se sentiu incomodado com uma mosca a chatear à volta? Quer quando se está a comer, quer na praia, no campo, no trabalho? Acho que quase ninguém pois elas estão em todo o lado...
Agora existem diferenças!!!
Portugal:
1. Voa até ao desespero do ser humano;
2. chateia um bom tempo;
3. voa por todo o lado;
4. qualquer movimento mexe-se logo;
Angola:
1. Passa mais tempo parada do que a voar;
2. quase que nem chateia;
3. já viram alguma mosca cair desamparada no chão e não conseguir voltar a voar? (atenção sem estar morta!!!);
4. uma pessoa quase que se tem que afastar delas para não as pisar porque elas não se mexem...
Razão cientifica: Será do clima? Estará calor a mais? Será do ambiente? Será do Continente? Vou ver se consigo entender esta lógica!!!
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
As férias...
E mais um período de férias para respirar outros ares!!!
O destino foi Portugal mas também incluiu uma visita de uns dias à vizinha Espanha – os nuestros hermanos. Um período de um mês em Portugal deu para matar as saudades da família e passear pelas terras dos Tugas!!!
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
As minhas desculpas
As minhas desculpas por não ter posto nada de novo no blogue mas estive ausente durante um tempo.
Podem aguardar pois terei muita coisa para introduzir brevemente.
Saudações
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Extras numa viatura em Angola
Vamos considerar extras em Angola porque na Europa seria equipamento mais que base e impensável não ter muitos destes acessórios!!!!
Especificações standard para Angola:
- Filtro de ar tipo ciclone – deve fazer muito vento;
- Tomada de ar por chaminé – tomada???;
- Tanque de combustível – imagino se não tivesse tanque de combustível…;
- Relógio – o tempo aqui é importante e grande acessório!! Só se fosse um Ómega!!!;
- Cintos de segurança à frente e a trás – medida obrigatória na Europa;
- Assentos em vinil – Será motivo de enunciar como extra!!! Podia não ter assento!!!;
- Tinta para retoques – já a pensar que vão bater!!!;
- Vidros laterais traseiros deslizantes – poderia também não ter vidros!!!!;
- Compensador de altitudes – seja lá o que isto for…;
- Stop central – outro extra fundamental!!! Muitos nem stop funcionam mas aqui até parece que só tem o stop central e os outros?;
- Triangulo – faz parte não acham? Aqui também usam ramos de árvore na estrada portanto fará sentido ser um extra….
Existiam mais extras mas são normais estes é que…
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Malanje – Quedas de água de Kalandula
Desta vez o destino escolhido foi: Malanje!!! Visita às quedas de água de Kalandula (antigas Quedas Duque de Bragança). Sem dúvida é fantástica esta obra criada pela natureza…
Um pouco mais cultural, as quedas de água ocorrem no Rio Lucala e possuem cerca de 400 metros de altura e 105 metros de largura. São consideradas as segundas quedas mais altas de África!!! Imagino que as primeiras devem ser as Victoria Falls na Zâmbia!!!
Não tentem fazer rafting pois muito provavelmente vão se dar mal…
Deu para ir e vir no mesmo dia, embora acaba por ser cansativo não pela distância mas pela atenção que se tem que ter porque ainda existem muitos buracos na estrada e que muitos deles não dá como escapar.
Fica para uma segunda oportunidade ir visitar também os seguintes pontos turísticos de Malanje:
- Pedras negras de Pungo-Andongo em Pungu-a-Ndongo;
- a Palanca Negra gigante na Reserva Natural do Luando;
- Os rápidos do Kwanza;
- Parque Nacional de Cangandala.
Palavras para quê? Ficam umas fotografias das quedas de água…
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Primeiro aniversário da contagem do blogue


quarta-feira, 16 de julho de 2008
Para pensar...
quarta-feira, 2 de julho de 2008
As contas de dividir e a tabuada…
Será que toda a gente tem plena memória como isto se faz? Ontem deparei-me com este

Atingi a lógica e recordei como se fazia estas contas mas levou tempo até recordar!!!
Caramba para as máquinas de calcular que cada vez mais prejudicam o raciocínio duma pessoa…
Passando agora a tabuada!!! Será que toda a gente ainda sabe bem a tabuada de cor e salteado?

Confesso que também existem algumas contas de multiplicar e da própria tabuada que muitas vezes tenho que recorrer à soma dos dedos ou ir por outras contas que tenha memória e subtrair ou adicionar…
Acho que vou ter que começar a fazer mais exercício intelectual para não deixar esquecer a matemática…
Será que as reguadas que, aqueles da minha geração levaram na escola com a régua de madeira não foram suficientes para aprender sem erros? Ainda me lembro do meu pai dizer o ensino dele e me tentava transmitir!!! Dizer a tabuada a cantar! Até que às vezes era mais fácil pois me concentrava mais mas, com o passar do tempo fui parando com isso!!!
Não posso deixar fugir novamente a matemática!!!
quinta-feira, 26 de junho de 2008
sexta-feira, 20 de junho de 2008
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Pensamento sobre Angola
“Luanda, Viana, Cacuaco e Benfica não pertencem a Angola! Só confusão e tudo o resto…”
terça-feira, 10 de junho de 2008
Huambo – Fim do dia e jantar

Começou alegremente o fim do dia em que fui para um bar/disco por volta das 17h30 e começou a sessão de birras!!! Acabando o stock do que estava a beber se seguiu para outras marcas mas com o objectivo bem traçado! Birra! Birra! Birra!
Fui embora passadas umas largas horas que já me esperavam para jantar e, estou mesmo à candongueiro, ainda fui a conduzir com uma birra na mão até ao destino do jantar!!!
Segui para o jantar e a jornada de birras parou mas começou outra… Entre Gin, vinho e whisky assim foi feito o meu jantar que durou até altas horas da noite…
O efeito de ir “cair na noite” ficou adiado para outra visita ao Huambo e visitar a discoteca que existe pois nessa noite não dava mais…
Os passeios no Huambo – Ilha dos Amores, Albufeira

Saindo da albufeira, o próximo destino foi “A Ilha dos Amores”! Depois de passar Caála, chegar a Equnha e fazendo mais uns largos quilómetros sempre a olhar para o depósito do combustível pois ia sempre esvaziando sem haver nenhuma bomba (também era difícil lá haver…), quando estava quase para desistir e voltar para trás, perguntei a uma habitante onde seria a tal ilha e que me disse que faltava um quilómetro.
Ainda chamam à Ilha dos Amores um “complexo Turístico???”. Até podem chamar mas avisem assim:
Leve o seu almoço nós disponibilizamos o grelhador!!!
Leve as birras sempre as pode por na água para não aquecerem!!!
Leve uma dama para quando estiver bem chupado dica a dama pelos campos ou no rio!!!
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Huambo



Devido aos grandes confrontos da guerra resulta o grau elevado de degradação e destruição das infra-estruturas, situação que se reflecte em todos os domínios da vida da província.
É Reflexo desta situação as deficientes condições das infra-estruturas sanitárias, da fraca oferta dos serviços de ensino, do limitado fornecimento da água e energia, acesso as vias de comunicação, falta de oportunidades de empregos, baixos sustento económico e insuficiência de quadro administrativos.


sexta-feira, 6 de junho de 2008
A chegada ao Huambo

Ainda no mesmo dia foi feito o passeio turístico e dos namorados para ir à “Granja Pôr-do-sol” onde se visita uns relvados enormes com animais a andar por lá tais como coelhos, cavalos, macacos, patos, etc.. Não muito a falar sobre este jardim que parece o jardim do Campo Grande em Lisboa, mas aqui no Huambo paga-se AKZ 500 para entrar…
quinta-feira, 5 de junho de 2008
À descoberta do Huambo
Província: Huambo
Distância de Luanda: 600 Km
Horas de distância: aproximadamente 7 horas
No fim-de-semana prolongado lá fui disposto para conhecer outra província de Angola – o Huambo.
Viagem para a província com uma distância de, aproximadamente 600 quilómetros de Luanda com estrada relativamente boa. Verifica-se alguns troços que ainda não estão totalmente concluídos mas acho que até às eleições irá estar tudo pronto.

E sim, fica a informação, dá para ir com uma viatura de turismo!!! Embora existem zonas em que é necessário alguma atenção, principalmente nos desvio com areia muito “fininha” que convêm não fazer paragens pois ficarão lá parados com o carro a derrapar…
Certo que deu para ir em grande parte do caminho a uma velocidade de 180 a 200 km/h.
Não arrisquem é a ir com uma viatura de turismo se estiver a chover!!! Acho que se vão dar mal… Mas como já passou a época das chuvas e as próximas eleições são antes da próxima época das chuvas então acho que estão salvaguardados…
O pior troço situa-se entre Quibala e Wako-Kungo mas entre as restantes cidades já se verifica uma auto-pista. Entre Quibala e o Alto Dondo a estrada está excelente.
Aqui ficam umas fotos do caminho até ao Huambo.