segunda-feira, 9 de junho de 2008

Huambo

Localizada numa zona de planalto, apresenta um clima tropical de altitude. Outrora, a agricultura aqui foi rainha e a sua escola de agronomia chegou mesmo a ter cotação internacional. A sua capital, foi até há poucos anos atrás, a segunda cidade do País. Nova Lisboa (designação colonial do Huambo) fora criada pelo Estado colonial para ser a capital de Angola para assim, centralizando o Poder, dominar e desenvolver mais facilmente todo o Território.

Bastante debilitada pela guerra dos últimos anos, a Província relança a sua economia. A agricultura produz principalmente: milho, feijão, batata, batata-doce, café arábica, maracujá, plantas aromáticas, trigo, eucalipto e pinheiro. A pecuária é caracterizada por uma bovinicultura de carne e de leite, além da criação de caprinos. As indústrias ressurgem e servem os sectores alimentares, têxteis, materiais de construção, couro e calçado, bebidas, tabaco, madeiras e mobiliário. A agricultura e a pecuária são tradicionalmente as principais actividades económicas da Província, havendo, no entanto, recursos minerais tais como ouro, estanho, Wolfrâmio e fluorite.

Devido aos grandes confrontos da guerra resulta o grau elevado de degradação e destruição das infra-estruturas, situação que se reflecte em todos os domínios da vida da província.

É Reflexo desta situação as deficientes condições das infra-estruturas sanitárias, da fraca oferta dos serviços de ensino, do limitado fornecimento da água e energia, acesso as vias de comunicação, falta de oportunidades de empregos, baixos sustento económico e insuficiência de quadro administrativos.





1 comentário:

BinhoSampa disse...

É uma pena que uma cidade tão bonita tenha passado por esse processo de guerra e com isso os resultados foram: diversas arquiteturas alteradas pelo homem.

Abs:-)