quarta-feira, 2 de julho de 2008

As contas de dividir e a tabuada…

Da geração agora dos 30 anos e que passou a universidade e a escola a fazer contas com a máquina de calcular será que ainda alguém se lembra como se faz contas de dividir? E a tabuada?

Será que toda a gente tem plena memória como isto se faz? Ontem deparei-me com este problema e tive a tentar fazer umas contas de dividir com números ao acaso, e o resultado até que acabou por ser positivo…

Atingi a lógica e recordei como se fazia estas contas mas levou tempo até recordar!!!

Caramba para as máquinas de calcular que cada vez mais prejudicam o raciocínio duma pessoa…

Passando agora a tabuada!!! Será que toda a gente ainda sabe bem a tabuada de cor e salteado?

Será que aquilo que aprendemos ao longo dos primeiros anos de escolaridade se afunda cada vez mais com o uso das ditas máquinas de calcular?

Confesso que também existem algumas contas de multiplicar e da própria tabuada que muitas vezes tenho que recorrer à soma dos dedos ou ir por outras contas que tenha memória e subtrair ou adicionar…

Acho que vou ter que começar a fazer mais exercício intelectual para não deixar esquecer a matemática…

Será que as reguadas que, aqueles da minha geração levaram na escola com a régua de madeira não foram suficientes para aprender sem erros? Ainda me lembro do meu pai dizer o ensino dele e me tentava transmitir!!! Dizer a tabuada a cantar! Até que às vezes era mais fácil pois me concentrava mais mas, com o passar do tempo fui parando com isso!!!

Não posso deixar fugir novamente a matemática!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olha, eu realmente não me lembro da tabuada assim de cabeça, mas se for fazer em caderno e contar nos dedos para achar o resultado sei.
Risos

É bem verdade q as maquinas calculadoras e o telemóvel estragou a cabeça e o custume de muita gente incluindo a minha, qualquer conta q queira fazer tem sido sempre pelo celular, e não me tem ajudado a nada pq se tentar fazer uma conta no caderno ou me perguntarem a tabuada assim do nada a unica coisa q me recordo são as primeiras se não mais nada sai.

Deixo um conselho, estudemos mais a tabuadae tentemos fazer contas a mão q um dia ira nos ajudar e muito, principalmente aqueles q ainda não foram para Universidade.

NLN

Anónimo disse...

OLA EM PRIMEIRO LUGAR PARABENS PELO SEU BLOG, JA LI MUITOS DOS SEUS POSTS, VISTO ER UM TEMA DO MEU INTERESSE...
EM SEGUNDO LUGAR GOSTARIA QUE ME DESSE INFORMAÇOES DE ANGOLA UMA VEZ QUE SOU LICENCIADA E PRETENDO MUDAR-ME P ANGOLA TAL COMO VOCÊ!
DEIXO O MEU MAIL E MSN SE PUDER MANDAR MAIL P SABER OPINIOES AGRADECIA
CATARINA COSTA
ana_catarina_7@hormail.com