terça-feira, 13 de maio de 2008

Fórum sobre a mulher na sociedade Africana - Angola

Aproveitem para comentar e deixar a vossa opinião…

Resgate do papel da mulher na sociedade africana

O professor de antropologia cultural e história de arte, Filipe Vidal, aconselhou em Luanda, a camada estudantil a preocupar-se mais em pesquisar os aspectos tradicionais africanos, de modo a melhor entender o valor da mulher na sociedade.

Filipe Vidal, docente do Instituto Nacional de Formação Artística, expressou esta opinião na palestra sobre "A representação do sagrado feminino nas artes plásticas", dirigida aos estudantes da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto.

De acordo com o docente, a mulher foi sempre tida, em África e até noutros países do mundo, como a condutora, a poderosa, a deusa da água e da vida, razão pela qual os estudantes devem sabê-lo, para ajudar a sociedade a dar maior importância ao seu passado. "Em países como o Egipto e Angola, estão patentes obras de pintura, escultura e outras que ressaltam a beleza e o poder de decisão que a mulher já teve e ainda tem nalgumas comunidades africanas ao longo da história", referiu.

Em Angola, segundo ele, as comunidades bakongo, ovimbundo e kwanhamas ainda conservam, em certa medida, a linhagem matrilinear, o que demonstra a importância da mulher. Nestas comunidades, até as decisões do rei tinham de ter o consentimento da esposa, referiu. Filipe Vidal fez saber que a mulher, na actualidade, é muitas vezes tida, em alguns círculos sociais, como dependente do homem, pensamento que deriva da influência europeia do colonialismo, onde o regime patrilinear é dominante, fazendo com que o feminino esteja em segundo plano. "Assim sendo, uma verdadeira emancipação da mulher deve, assim, partir do nosso passado, em que os valores da solidariedade entre os conjuges constituem a base da existência", ressaltou.

Na sua opinião, que papel desempenha a mulher na sociedade actual, que aspectos e responsabilidades da nossa tradição devem ser resgatados, mantidos e preservados?

Oct 15
Fonte: Angola Acontece”

Sem comentários: